Que profissão escolher? Teste vocacional? Vida antes da fase adulta.

 Oi galero!

  Queria dizer primeiramente que sou expert nesse assunto porquê na minha vida inteira eu fiz vários nadas. Pois é, leia se quiser, se não... leia também.

Não é um assunto super novo, né? Muito menos é pouco falado, mas eu quis falar disso porquê eu tava sem conteúdo pro blog e começando a ficar desesperado com medo de só fazer uma postagem e nunca mais realizar nada acho que, nessa época do ano, muita gente deve estar confusa sobre isso, e eu não sou tão confuso assim nesse assunto, já no resto, puta que pariu, onde clica pra sumir? então quis dar uma luz pra vocês. LETIS GOL!
*erro proposital

Exame Nacional Do Ensino Médio


 Eu acho o Enem muito importante, e jamais conseguiria escrever esse post sem citar o Enem menos de cinco vezes. Sério.

Bom, primeiramente eu queria dizer que não estou preparado e vocês já devem estar me achando um vagabundo por isso e estou com muito medo de não passar. "Quem não deve não teme". Realmente, mas eu não estudei, então devo temer SIM.

 A prova do Enem vai acontecer por cima dos dias 24 e 25 de outubro, e eu quero dizer duas coisas bem importantes pra vocês.

  1. Até o segundo ano do ensino médio, é NORMAL não saber o que quer pra sua vida. Afinal, você deve ter de 14 a 20 anos nessa fase (alguns adiantados, alguns atrasados) e vai ter que escolher UMA ÁREA pra trabalhar pro resto da sua vida. Fácil não é. 
  2. Faça o Enem, mesmo que não saiba que faculdade cursar.
 Sobre isso, minha explicação é: não importa o que você decida cursar, o Enem pode te dar bolsas, dicas em formas dos resultados em no-que-você-se-sai-melhor, e talvez o mais importante: oportunidades.

 Eu decidi que quero psicologia, e sei que, mesmo se eu mudar de ideia, se eu me sair bem no Enem e quiser mudar o meu futuro, ele vai me dar uma base, um apoio enorme, como por exemplo na Anhanguera, que te permite ingressar nela com base na sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Teste Vocacional

 Funciona? Bom, a maior parte das pessoas que conheço já fizeram um, e até eu já fiz, mas o negócio é, a imagem diz o que eu quero te dizer. Um teste não conhece sua infância, sua moral, sua ética, mas você conhece. Talvez você faça um teste que te diga algo incrível sobre como sua vocação combina com sua personalidade, ou talvez você faça o teste e ele só te ofereça opções que você não quer lidar com. Foi o que aconteceu comigo. No meu teste, saiu biologia, jornalismo, tecnologia da informação e letras. Sim, psicologia tem relação com essas àreas, e a psicologia não é algo singular, existem vários tipos de psicologias, mas não, o teste não me falou exatamente o que eu queria, e sim coisas que tinham uma leve relação com o que hoje é minha meta. Imagina o que aconteceria se alguém com vocação pra açogueiro vira biólogo?
 Eu te aconselho a fazer um teste vocacional quando:
  • Você não se importar com qual seja a sua profissão contanto que ganhe seu salário
  • Esteja entre duas ou mais opções e queira ver se o teste dá uma das duas
  • Quando você não gostar mais do seu emprego
 Fora isso, você não precisa seguir minha linha de raciocínio mas te recomendo que você espere. Espere até o último minuto, porque até lá você provávelmente já vai ter decidido.

O que os meus pais querem ou o que eu quero?

 Essa resposta deveria ser óbvia. Você não vai ter seus pais pra sempre. Quando você morar sozinho, quem vai te sustentar? Quem vai acordar todos os dias no mesmo horário pra colocar comida na mesa e dinheiro no banco? Você. E bom, por mais que você tenha sido criado pra ser médico, não adianta não gostar de ver doenças. Faça o que você sentir vontade. No final dessa postagem, vou deixar uma coisinha que escrevi em abril sobre esse tópico.

Vestibular
Visite: http://www.cursinhodapoli.net.br/web/servicos/fique-ligado-no-calendario-dos-vestibulares-20152016/

Depois de tudo, o vestibular é o mais fácil, e a única coisa que pode te complicar é a seguinte decisão: perto ou longe da minha família? Mas essa parte, você vai ter que escolher pelo seu psicológico. Abaixo da imagem deixei um link com os principais vestibulares desse ano. Obrigado por lerem até aqui, e se quiserem saber COMO EU DECIDI QUE O QUE EU QUERO PRA MINHA VIDA É PSICOLOGIA, comentem, avisem, e então responderei nos comentários, mas não criarei uma postagem específica pra isso.


Quando tiver que decidir algo importante pra sua vida, nunca pense ou diga frases começadas com "todo mundo". Não importa o que todo mundo faz, a vida é sua. Todas as pessoas tem problemas, e você deve tomar uma brecha, e só quebrar a regra anterior quando pensar "todo mundo tem problemas, e todo mundo já esteve no mesmo dilema que eu. Se eles tivessem tentado diferente, eles teriam evitado um problema? Será que são tão felizes quanto poderiam ter sido tomando outras decisões?"
 Nunca decida algo seu pelo que os outros pensam, decida pelo que você acha que é melhor PRA VOCÊ, afinal, "todo mundo" não ta nem aí pras suas consequências.
- David Sandstrom

0 comentários:

Postar um comentário